Blog


Diabetes

     O Diabetes Mellitus (DM) é um grupo de doenças do metabolismo da glicose, levando ao aumento da glicemia no sangue (hiperglicemia), causada pela falta ou má ação da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é promover a entrada de glicose nas células do nosso corpo.

     Os principais tipo são: Diabetes tipo 2 (DM2), Diabetes tipo 1 (DM1), Diabetes Gestacional (DMG), além de alguns outros tipos mais específicos como o tipo Mody.

     O aumento da glicemia no sangue por períodos prolongados está associado à lesão em diversos locais do nosso corpo, como a retina dos olhos (retinopatia diabética), rins (nefropatia diabética), nervos (neuropatia diabética), coração e vasos sanguíneos.

     Grande parte dos diabéticos apresenta pouco ou nenhum sintoma, sendo comum que o diagnóstico seja realizado tardiamente, muitas vezes já com complicações estabelecidas.

     Quando presentes, os sintomas mais comuns são: o aumento da produção de urina (poliúria) e o aumento da sede (polidipsia). Já as complicações podem se manifestar com alterações visuais, alteração da sensibilidade nos pés, impotência sexual, dentre outros.

     O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a prevenção das complicações crônicas. O acompanhamento por uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutricionista e educador físico é importante no controle da doença e na melhora da qualidade de vida do paciente com Diabetes.
 

João Filipe Feltrin Caciatori
(Endocrinologista)
CRM: 17794 RQE: 17399

 

Diabetes


Voltar