Blog


Doenças da Tireoide

     A tireoide é uma das glândulas endócrinas do corpo humano. Localizada na região inferior do pescoço, ela é responsável por produzir os hormônios que auxiliam no controle do nosso metabolismo. Alterações dos hormônios tireoidianos e a presença de nódulos na tireoide são as doenças mais comuns desta glândula.

     O hipotireoidismo, que é a deficiência da produção ou ação dos hormônios tireoidianos, é uma das doenças mais frequentes na população. Pode se apresentar com uma grande variedade de sintomas como: fraqueza, sonolência, intolerância ao frio, pele seca, inchaço do rosto, constipação, diminuição dos reflexos, dentre outros. O ganho de peso, comumente associado ao hipotireoidismo, não é um achado frequente. Já o tratamento envolve a reposição do hormônio deficiente (Levotiroxina) e a monitorização desta reposição por meio de exames de sangue.

     O hipertireoidismo, excesso dos hormônios tireoidianos, se manifesta como: nervosismo, insônia, emagrecimento, palpitações, intolerância ao calor, tremores e aumento da frequência evacuatória. O tratamento depende da causa do hipertireoidismo e pode envolver desde o uso de medicações, iodo radioativo, até mesmo a cirurgia.

     Durante a consulta médica, o profissional de saúde pode avaliar a tireoide por meio do exame físico, onde buscará aumentos da glândula ou a presença de nódulos palpáveis. Posteriormente, se houver necessidade, será realizada a complementação com exames laboratoriais e de imagem.


João Filipe Feltrin Caciatori
(Endocrinologista)
CRM: 17794 RQE: 17399

 

Doenças da Tireoide


Voltar