Blog


Obesidade

     A obesidade é definida como um Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 30kg/m2. É uma doença metabólica crônica com prevalência crescente no mundo todo e é resultado da interação de vários fatores: genéticos, ambientais e comportamentais. Independentemente dessas diversas causas, o ganho de peso está associado a um aumento de ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético.

     A obesidade é um importante problema de saúde pública mundial pois está associada a diversas complicações como: diabetes, doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, AVC), câncer, varizes, infertilidade e doenças ortopédicas, em vista da sobrecarga para a coluna e os membros inferiores.

     Apesar das limitações, o IMC ainda é a forma mais prática de avaliação e classificação da obesidade.

     O tratamento da obesidade, quando indicado, requer um acompanhamento multidisciplinar e envolve desde psicoterapia, mudanças do estilo de vida até medicações, procedimentos endoscópicos (balão intragástrico) ou mesmo a cirurgia bariátrica. Independente da forma de terapia escolhida, o acompanhamento regular é fundamental para o sucesso e para minimizar os riscos de reganho de peso.

 

João Filipe Feltrin Caciatori
(Endocrinologista)
CRM: 17794 RQE: 17399

 

Obesidade


Voltar